in

Cuidado! Isso é o que acontece se você beber muita água todos os dias

Para o bom funcionamento do organismo, a água é um suplemento necessário e indispensável. Muitos conselhos médicos sobre hidratação do corpo tratam a água quase como um elixir mágico para manutenção da saúde.

Os seus benefícios são variados, entre eles o fortalecimento do sistema imunológico, o funcionamento adequado dos órgãos internos, até a desintoxicação do organismo e a participação nos processos metabólicos.

Na verdade, é recomendável beber pelo menos um litro de água todos os dias. No entanto, o consumo exagerado de água, pode acabar sendo prejudicial à saúde.

Qual a quantidade certa de água para beber?

Nossas necessidades de fluidos mudam sob a influência de vários fatores, de modo geral, isso pode ser chamado de estado fisiológico em que nos encontramos.

Normalmente, recomenda-se que um adulto beba de 1,5 a 2,5 litros de água por dia, mas essa sugestão varia de acordo com a altura, peso e atividade física de cada indivíduo.

Os médicos aconselham não beber mais do que no máximo 3 copos por hora. Caso contrário, haverá uma queda perigosa nos níveis de sódio no sangue, o que pode levar à hiponatremia.

O que é hiponatremia?

Esta é uma condição em que você pode se sentir cansado, confuso, desorientado, fadiga intensa, náuseas e vomito, ou ter dores de cabeça, e em casos extremos, pode levar a morte.

Esta doença ocorre porque os níveis de sódio no sangue são muito baixos e se caracteriza por também por retenção de líquidos ou dificuldade em expeli-los.

Essa doença geralmente pode ser tratada com ingestão limitada de líquidos. No entanto, em casos graves, também você pode ter que recorrer a diferentes medicamentos e até hospitalização.

Recentemente, alguns especialistas descobriram outra condição ligada à doença, que eles definiram como cólica hídrica, que são pessoas viciadas em beber água.

Embora esses sintomas geralmente afetem atletas que bebem grandes quantidades da bebida, durante e logo após o exercício, eles também podem acontecer com pessoas “comuns”.

A condição até recebe um nome: envenenamento por água.

Aqui estão alguns sinais de que você pode estar se hidratando em excesso:

1. Você vai muito ao banheiro

O primeiro sinal perturbador é que você vai ao banheiro mais do que o normal. Ir muito ao banheiro, não é apenas incomodo, como também desagradável, devido a sensação notória de pressão na bexiga.

Geralmente as pessoas urinam em média 4 a 7 vezes por dia. Ir ao banheiro mais de 10 vezes ao dia, pode ser extremamente preocupante.

Portanto, se as idas ao banheiro atrapalham seu trabalho ou outras atividades diárias e você não tem problemas na bexiga, deve considerar a restrição de líquidos.

2. Você bebe água mesmo quando não está com sede

A melhor maneira de descobrir se seu corpo realmente precisa de mais água é sentir sede.

A sede é um sinal evidente para beber água. Quanto mais sede você sente, mais você irá beber água.

Se, no entanto, você bebe água constantemente mesmo não estando com sede, esse é um sinal de que você está ingerindo mais água que deveria.

3. Sua urina é incolor

A cor da urina geralmente varia de amarelo claro a cor de chá. A urina muito escura é um mau sinal de desidratação, mas também é ruim quando está completamente limpa.

Se a sua urina for claramente clara, praticamente transparente, pode ser um sinal de que você está bebendo água demais em um tempo muito curto.

Este é um sintoma que sugere que você está diluindo demais os eletrólitos essenciais em seu corpo, o que significa que você bebe muita água ao longo do dia.

4. Você sente dor de cabeça e náusea

Os sintomas da hiperidratação são semelhantes aos da desidratação. Quando você bebe muita água, os rins não conseguem se livrar do excesso de líquido e a água começa a se acumular no corpo.

Isso pode causar muitos sintomas desagradáveis, geralmente incluindo fortes dores de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia.

5. Você sente sempre cansaço

Quando seus rins trabalham horas extras para filtrar toda a água que você usa e equilibrar seus níveis de fluidos, você pode sentir fadiga e até mesmo um aumento nos hormônios do estresse.

No entanto, caso sinta um excesso de cansaço é recomendável uma visita ao seu médico geral, para descobrir o real motivo.

6. Suas mãos e pés incham

O inchaço devido à hiperidratação é diferente do inchaço que aparece no corpo devido à retenção de água.

O sódio no corpo normalmente ajuda a manter o equilíbrio de fluidos dentro e fora das células. Quando os níveis caem devido à hiperidratação, os fluidos se movem causando o inchaço das células.

E você pode ver o efeito disso na forma de mãos e pés inchados, entre outros.

A sobrecarga de fluidos pode ser perigosa, mas geralmente é causada por outros problemas de saúde, não apenas pela água potável. Portanto, vamos ter cuidado com quaisquer sintomas adicionais perturbadores.

7. Você está tendo cãibras musculares

Quando você ingere muita água, os níveis de eletrólitos caem e seu equilíbrio fica comprometido.

Eletrólitos baixos podem causar muitos sintomas desagradáveis, incluindo cãibras musculares.

Funkeira famosa era mantida em cárcere privado pelo ex-marido

Homem cria dispositivo para manter contato com sua avó de 96 anos