in

Anemia em crianças: falta de ferro ou vitamina B12?

Front view of sick small boy with blanket sitting on sofa indoors at home, holding tea.

Estatisticamente no Brasil, uma entre três crianças, pode apresentar um quadro de anemia. Essa foi a principal conclusão de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), divulgada ano passado.

A maioria dos casos acontece devido à deficiência de ferro no organismo dos pequenos, o que ocasiona a chamada anemia ferropriva.

As causas da anemia 

Quando ouvimos “anemia”, logo pensamos na falta do “ferro”. Na verdade, com razão, porque geralmente é a falta desse mineral que causa anemia.

Isso acontece devido a diminuição no sangue, tanto do número de glóbulos vermelhos(eritrócitos) quanto do nível de hemoglobina.

Como resultado, células e tecidos não recebem a quantidade adequada de oxigênio, o que atrapalha o funcionamento do corpo e pode até levar à falência de órgãos.

A segunda causa mais frequente da anemia é causada por deficiências da vitamina B12(cobalamina), e é chamada de anemia megaloblástica, devido ao tamanho grande das hemácias.

Nesse tipo de anemia, ocorre também a diminuição do tamanho dos glóbulos brancos e das plaquetas.

O que acontece quando há falta de ferro no corpo?

Quando há carência de ferro no corpo, ocorrem o aparecimento dos seguintes sintomas:

. Batimentos cardíacos acelerado ou falta de ar;

. Dor de cabeça ou enxaqueca;

. Fadiga crônica ;

. Palidez;

. Sensação de frio frequente;

. Tontura.

. Unhas quebradiças;

. Vontade de comer coisas estranhas como; argila, barro, giz, gelo e massinha de modelar.

O que acontece quando há falta de vitamina B12 no corpo?

Alguns sintomas costumam surgir quando há deficiência de vitamina b12 no organismo, são eles:

. Constipação;

. Diarreia;

. Distúrbios neurológicos;

. Dor abdominal;

. Fadiga;

. Falta de ar e palpitações cardíacas;

. Formigamento e dormência nos braços e pernas;

. Pele amarelada (icterícia);

. Perda de peso;

. Perda do paladar;

. Problemas de memória;

. Problemas na visão;

. Tontura.

Como a anemia é diagnosticada?

Primeiramente ao suspeitar que alguma criança tenha alguns dos sintomas mencionados acima, procure imediatamente um pediatra, para que ele possa avaliar e determinar a causa e a condição aplicada ao caso.

Geralmente, a anemia provocada pela deficiência do ferro é diagnosticada através de exames prescritos pelo médico, que detectam porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue, além da medição do nível de ferritina presente no organismo.

Se os exames confirmarem uma deficiência desse mineral, o especialista deve solicitar exames adicionais para chegar à causa da condição.

Enquanto a anemia megaloblástica é diagnosticada por meio do valor do VCM (Volume Corpuscular Médio), um índice hematimétrico presente no hemograma, que indica o tamanho médio das hemácias e das células vermelhas do sangue.

Outra forma de diagnosticar este tipo de anemia é por meio da medição do nível de ácido metilmalônico na urina ou holotranscobalamina, também conhecida como vitamina B12 ativa.

Com déficits de B12 a longo prazo, geralmente são necessárias injeções de B12. Dependendo da causa da anemia, eles são tomados por várias semanas ou vários meses, e às vezes até pelo resto de suas vidas.

Como se previne a anemia?

Uma forma eficaz de evitar ou tratar a anemia, é por meio de uma alimentação balanceada rica em fontes de ferro e vitamina B12, em que devem estar presentes os seguintes itens alimentícios:

. Carne vermelha;

. Beterraba;

. Brócolis;

. Couve;

. Repolho;

. Tomate;

. Espinafre;

. Nozes;

. Trigo sarraceno;

. Peixes;

. Ovos;

. Leite;

. Soja;

. Queijo.

Podemos concluir que a anemia pode ser um sinal de que falta no corpo de uma criança, um ingrediente essencial ou a presença de uma doença até então desconhecida.

Por isso, é indispensável um acompanhamento de um pediatra e de um nutricionista, caso a criança seja diagnosticada com anemia, afim de evitar possíveis complicações em seu estado de saúde.

Mulher marca encontro com um homem que conheceu em aplicativo e descobre que ele é o seu padrasto

Pele perfeita sem maquiagem? Isso poder ser possível com estas 10 dicas!