in

Banho de camomila para bebê realmente acalma os bebês?

Banho de camomila para bebê realmente acalma os bebês?

O banho de camomila é uma prática antiga que tem sido utilizada para acalmar e relaxar bebês. A camomila é uma planta que tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, tornando-a uma ótima opção para aliviar irritações de pele, cólicas e problemas digestivos em bebês. Neste artigo, vamos explorar em detalhes os benefícios do banho de camomila para bebês e como fazer isso de forma segura.

Benefícios do banho de camomila para bebês

  1. Alívio de cólicas e problemas digestivos

A camomila é conhecida por suas propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar a aliviar cólicas e problemas digestivos em bebês. Ao adicionar algumas gotas de óleo essencial de camomila à água do banho, você pode ajudar a acalmar o sistema digestivo do bebê e promover uma digestão mais saudável.

  1. Relaxamento e sono melhorado

O banho de camomila também pode ajudar a acalmar o bebê e promover o relaxamento antes de dormir. Isso ocorre porque a camomila contém um composto chamado apigenina, que tem um efeito sedativo suave. Ao adicionar camomila à água do banho, você pode ajudar a relaxar o bebê e promover um sono mais tranquilo.

  1. Alívio de irritações de pele

A camomila tem propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas, o que a torna uma excelente opção para aliviar irritações de pele em bebês. Adicionar camomila à água do banho pode ajudar a reduzir a vermelhidão e inflamação, bem como acalmar a pele irritada do bebê.

Como fazer o banho de camomila para bebês

  1. Escolha uma camomila segura para o bebê

Certifique-se de escolher uma camomila segura para o bebê. A camomila romana é a melhor opção, pois é mais suave do que outras variedades. Certifique-se de usar apenas camomila seca, pois a camomila fresca pode ser muito forte para a pele delicada do bebê.

  1. Prepare o banho

Encha a banheira com água morna e adicione uma colher de sopa de camomila seca. Deixe a camomila em infusão por cerca de 10 minutos, para que a água fique impregnada das propriedades calmantes da camomila.

  1. Teste a temperatura da água

Antes de colocar o bebê na banheira, verifique a temperatura da água para garantir que não esteja muito quente ou muito fria. A temperatura ideal para a água do banho é de cerca de 37 graus Celsius.

  1. Banhe o bebê

Coloque o bebê na banheira e deixe-o desfrutar do banho de camomila por cerca de 10 a 15 minutos. Certifique-se de apoiar bem a cabeça do bebê e manter as mãos sempre em contato com ele para garantir sua segurança.

  1. Enxágue o bebê

Depois de terminar o banho de camomila, é importante enxaguar o bebê com água limpa e morna para remover todos os resíduos de camomila da pele do bebê. Certifique-se de secar cuidadosamente o bebê com uma toalha macia, prestando atenção especial às áreas onde a pele pode ficar úmida, como a área da fralda. Evite esfregar a pele do bebê com a toalha, pois isso pode causar irritação. Em vez disso, gentilmente pressione a toalha contra a pele do bebê para absorver a umidade. Após o banho, é recomendável hidratar a pele do bebê com um hidratante suave para bebês para manter a pele macia e saudável.

É importante lembrar que o banho de camomila não deve ser usado como um substituto para os cuidados médicos regulares. Se o bebê estiver com algum problema de saúde, consulte um pediatra antes de tentar qualquer tratamento em casa. Além disso, se o bebê apresentar qualquer reação alérgica ou irritação após o banho de camomila, interrompa o uso imediatamente e consulte um médico.

Jurassic World: 10 fatos curiososos fascinantes que você não sabia

Jurassic World: 10 fatos curiososos fascinantes que você não sabia

Baixar video do instagram: Saiba como fazer download dos videos

Baixar video do instagram: Saiba como fazer download dos videos