in

10 formas estranhas de energia alternativa, você vai ficar chocado com a sexta!

formas estranhas de energia alternativa
formas estranhas de energia alternativa

Estamos procurando novas maneiras de abastecer nossas casas, carros e empresos há muito tempo. Num futuro próximo, todos os combustíveis fósseis serão queimados.

A energia eólica e solar agora são parte integrante de nossas vidas, mas existem muitas maneiras ainda mais criativas de gerar energia.

Você está curioso sobre as idéias mais especiais? Então leia estas 10 formas estranhas de energia alternativa.

1. Açúcar

Açúcar
Açúcar

O açúcar não é apenas algo muito útil na cozinha, mas também é uma poderosa fonte de energia.

Uma prova disso é que cientistas estão desenvolvendo técnicas que convertem açúcares em hidrogênio que pode ser usado como combustível para carros elétricos.

Ao misturar açúcar com água e 13 enzimas fortes, eles alegam obter três vezes mais hidrogênio do que usando métodos tradicionais.

2. Água-Viva

Água Viva
Água Viva

As águas-vivas contêm uma substância especial chamada de Proteína Fluorescente Verde (GFP), que fazem elas brilharem no escuro do mar, mas essa substância também pode ser usada como célula de combustível.

Isso porque, a substância contém proteínas especiais que liberam elétrons quando entram em contato com a luz UV.

Cientistas de Gotemburgo, cidade da Suécia, conseguiram colocar essas proteínas nos eletrodos de alumínio. A exposição aos raios ultravioletas fazia com que as proteínas produzissem elétrons, graças à qual a eletricidade era gerada no circuito construído.

3. Bactérias

Bactérias
Bactérias

Provavelmente existem mais de um trilhão de bactérias diferentes espalhadas na terra, cada uma com um efeito diferente. Entre elas, a bactéria E. Coli desperta interesse nos cientistas.

Apesar dessa bactéria ser nociva à saúde humana, ela possui pequenos organismos armazenam energia na forma de ácidos graxos.

Os cientistas pensam que podem usar esses ácidos graxos para criar uma forma de energia natural que seja sustentável e limpa. O grande desafio é descobrir como essa bactéria pode ser produzida em larga escala, para gerar energia suficiente.

4. Calor Corporal

Calor Corporal
Calor Corporal

Todo corpo é na verdade uma espécie de forno que gera energia. Isso cria calor, que perdemos o dia todo. Alguns cientistas pensam que podemos usar esse calor corporal como energia.

É uma forma totalmente gratuita e também uma maneira natural de aquecer casas. Em Londres, uma pesquisa já está em andamento para usar o calor nos trens do metrô para abastecer alguns bairros da cidade.

Além disso, alguns pesquisadores estão tentando desenvolver técnicas que podem prender o calor do corpo quando você passa por um dispositivo especial. Ao mesmo tempo, você também pode fornecer calor quando você morrer.

Por exemplo, cada vez mais crematórios estão escolhendo capturar a energia de seus incineradores e usá-los para aquecimento e água quente.

5. Erupções Limnicas

Erupções Limnicas
Erupções Limnicas

Existem vários lagos na Terra que também são chamados de erupções limnicas ou “lagos explosivos”. Eles receberam esse último nome porque a água do lago se enche de substâncias como metano e dióxido de carbono.

Essas substâncias podem fazer com o que lago suba repentinamente com grande força, fazendo com que ele exploda. Existem três lagos conhecidos onde esse fenômeno natural ocorre.

Um deles é o lago localizado em Ruanda, país da África Oriental, em que já foi realizada uma tentativa de construir uma usina próxima ao lago, na qual removeria os gases inflamáveis da água e os convertia em energia.

6. Fezes

Fezes
Fezes

Você pode não gostar do odor das fezes, mas saiba que elas podem ser uma fonte poderosa de energia.

Isso mesmo! As fezes contêm uma substância chamada metano, que é um gás inodoro e incolor que pode ser usado como substância de combustão. Curioso não?

Alguns cientistas estão agora tentando converter cocô de cachorro em metano, o que pode gerar energia de maneira sustentável. Há também agricultores que experimentam as fezes de suas vacas como combustão.

7. Nanotubos de Carbono

Nanotubos de Carbono
Nanotubos de Carbono

Os nanotubos de carbono são geralmente utilizados para a produção de materiais leves e extremamente duráveis.

No entanto, pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), descobriram que eles também podem ser usados para gerar energia solar.

Estimula-se que os nanotubos de carbono podem acumular 100 vezes mais energia do que uma bateria solar comum.

8. Onda do Mar

Onda do Mar
Onda do Mar

Não apenas lagos podem ser usados para produção de energia. Os pesquisadores inventaram várias maneiras de produzir eletricidade usando a energia cinética das ondas do mar.

Turbinas especiais já foram criadas, assim como os dispositivos apresentados no material do vídeo a baixo

9. Vento Solar

Vento Solar
Vento Solar

O vento solar é um fenômeno natural no qual partículas carregadas deixam a superfície do sol em uma grande corrente. Essas partículas estão cheias de energia.

Portanto, alguns cientistas estão considerando o desenvolvimento de satélites especiais que podem coletar partículas do vento solar. Esses satélites devem girar em torno do sol para coletar o máximo de energia possível.

Essa energia pode inclusive ser usada para alimentar missões espaciais.

10. Vibrações

Vibrações
Vibrações

Quão bom seria gerar energia fazendo uma grande festa? Isso é possível hoje em dia, porque existem técnicas nas quais as vibrações são convertidas em energia. Festejar, pular e dançar são, portanto, uma fonte ideal de energia.

Um clube já foi inaugurado em Roterdã, cidade da Holanda, no qual o piso do estabelecimento contém receptores especiais que absorvem as vibrações dos visitantes.

Essas vibrações são todas convertidas em energia e usadas para manter as luzes e o sistema de som do DJ. Isso é sem dúvidas uma grande festa sustentável, que merece ser celebrada!

Você vai se surpreender com os 10 maiores corredores do mundo

Internet quântica

10 inovações tecnológicas de 2020 que mudarão o mundo