in

5 formas de limpar seu tênis encardido de verdade

Cansado de ficar borocoxô ao ver seu tênis branco, sujo e manchado? Siga este guia e ele voltará a brilhar impecavelmente na luz do sol.

Sabe aquele tênis branco que você já usou e abusou no estilo, para dar um rolê basiquinho pelas ruas, mas que em um certo tempo, ele começou a ficar encardido e com uma aparência bem desbotada, nas últimas mesmo?

Não se desespere, nesse guia temos diversas soluções, que ajudarão você a recuperar o seu tênis branco preferido, e o melhor: a maioria delas é totalmente natureba, com ingredientes que você encontra em sua humilde cozinha.

Além disso, todas as dicas que mencionamos nesse artigo, servem tanto para tênis brancos de lona, couro ou de qualquer outro material.

Tá achando que é brincadeira é maninho? Então se liga nesse guia!

1. Água oxigenada e bicarbonato de sódio

Essa mistura mágica que pode ressuscitar o branco de seu calçado, foi publicada no perfil da TikToker, Darlene Tonelli, e fez o maior sucesso, chegando a mais de 27 mil curtidas.

De acordo com as orientações de Darlene, basta você misturar um pouco água oxigenada volume 40 e bicarbonato de sódio em uma tigela e aplicar a mistura em seu tênis por duas vezes, usando um pincel para tintura.

Ainda segundo a tiktoker, nem precisa colocar o sapato para secar ao sol, após a mistura ser aplicada, pois ele seca naturalmente, que prático não é mesmo?

https://www.tiktok.com/@darlenetonelli/video/6862467926750989574

2. Água oxigenada, bicarbonato de sódio e detergente neutro

Assim como a dica anterior, o bicarbonato e a água oxigenada, estão presentes nessa mistura que promete afastar de vez o medonho encardido dos calçados brancos, no entanto, há um diferencial: o detergente!

Pegue 1 vasilha escondida de sua mãe(brinks), e dentro dela, misture 1 colher de chá de detergente neutro, 2 colheres de sopa de bicarbonato e 3 colheres de sopa de água oxigenada e mexa bem.

Passe a mistura sobre o tecido do tênis e esfregue com a ajuda de um pano e pronto, já pode sair arrasando com ele nos rolês.

3. Cif cremoso, vinagre e bicarbonato de sódio

Essa indicação que promete remover as manchas de seu pisante branco, vem de um vídeo disponibilizado no canal do Youtube, da influencer Jessica Belcost.

No registro que funciona como um tutorial, um tênis super encardido é salvo com ajuda de uma mistura de 1 colher de cif cremoso, 1 colher de vinagre e ½ bicarbonato de sódio, além de uma escovinha.

O resultado é bem animador e muitos internautas comentaram que a fórmula funcionou maravilhosamente bem, o que custa tentar né?

4. Pasta de dente

A pasta de dente é um ingrediente milagroso na hora de revitalizar calçados esportivos de sola branca, pois trata a sujeira dos tênis encardidos, de forma eficiente e rápida.

Mas calma, não pensa que é qualquer dental que pode ser usado nessa operação xô sujeira de tênis, hein!

Para remover as manchas, é recomendado usar apenas pasta de dente de cor branca e evitar pasta de dente colorida ou à base de gel, para garantir a remoção das manchas de maneira adequada.

Para fazer essa solução, pegue a pasta de dente e uma escova de dente velha.

Em seguida, aplique a pasta de dente nos sapatos adequadamente com o auxílio da escova de dentes, usando movimentos circulares, para esfregar a área suja.

Depois de cobrir todo o sapato, deixe agir por cerca de 10 minutos. Pegue uma toalha e limpe a pasta de dente dos sapatos.

Mas vale ressaltar que apenas a parte de borracha do calçado deve ser tratada com a pasta.

Pois, as superfícies de camurça podem ficar com manchas que são ainda mais difíceis de serem removidas, então todo cuidado é necessário!

5. Recomendação de um especialista

Apesar de todas as soluções acima funcionarem em muitos casos, o expert de limpeza, Mauro Sátros, defende que deve haver cautela, ao fazer misturas naturais, pois as mesmas podem ser tornar tóxicas a algumas pessoas, se se tornarem de uso frequente, além de muitos ingredientes naturais não serem apropriados para essa finalidade.

Mauro recomenda a aplicação de limpadores multiuso a base de flotação ou de peróxido de hidrogênio, além de um desengraxante a base de D’Limoneno.

Quando os limpadores multiuso são aplicados na região suja do tênis, com um pano ou esponja, fazendo uma esfregação, eles conseguem expulsar a sujeira, pois são produtos especiais, formulados para fazer a desincrustação efetiva da área encardida.

Enquanto, o desengraxante a base de D’Limoneno, possui um ativo solvente natural extraído da casca de laranja, muito eficaz no combate a sujeira, com a vantagem de ser biodegradável, não agredindo o meio ambiente.

O expert ainda ressalta que todos esses produtos devem ser diluídos em água, conforme as recomendações da embalagem, devido serem altamente concentrados, além deles serem vendidos apenas em distribuidoras de produtos de limpeza.

Adoramos ter tênis brancos como peça chave dos mais variados looks. Eles funcionam muito bem com quase toda peça presente no armário.

No entanto, manter os tênis brancos limpos pode ser uma tarefa bem estressante. Agora você tem as soluções e o conhecimento para tornar essa tarefa mais leve, rápida e eficaz.

Mulher descobre que poderia ser presa após não devolver fita de VHS há mais de 22 anos

Após vencer prova de resistência, Fiuk é o primeiro finalista do “BBB 21”