in

Como limpar uma máquina de café com vinagre

Com o tempo, a máquina de café tende a acumular poeira no exterior e resíduos no interior. Para limpá-lo adequadamente, limpe-o uma vez por semana externamente e lave as peças removíveis com uma solução à base de água e vinagre. Remova o calcário do tanque, despejando a solução de limpeza diretamente na máquina de café, ligue-a e execute ciclos completos. Essa limpeza mais profunda pode ser realizada algumas vezes ao ano para garantir um melhor funcionamento da máquina e um café mais bom e genuíno.

 

Retire a ficha da tomada. Antes de começar a limpar a máquina de café, desconecte-a da tomada para evitar danificá-la enquanto lava com água.

 

Retire todas as peças removíveis. Dependendo do modelo da máquina de café, você poderá remover o tanque de água fria, a tampa, a grelha e a bandeja coletora, o compartimento da cápsula e a bica. Cuidado ao remover o compartimento da cápsula e a parte com o bico de distribuição, pois eles estão próximos à agulha que perfura as cápsulas. Segure o compartimento da cápsula em ambos os lados e balance-o suavemente até poder puxá-lo para fora do assento.

 

Despeje a mistura de água e vinagre no tanque. Prepare a solução com água destilada e vinagre em partes iguais e despeje-a no tanque da máquina de café. Encha-o até o nível máximo permitido. Como você deseja limpar a máquina, não insira a cápsula de café. Você verá o indicador de água acender para indicar que a máquina está pronta para uso.

  • É importante usar água destilada para evitar a formação de outros depósitos minerais durante a limpeza.
  • Se a sua máquina de café não funcionar sem a cápsula, use uma vazia. Isso não comprometerá o processo de limpeza. 

Repita o ciclo, se necessário. Esvazie o copo e reinicie o ciclo até a máquina indicar que o tanque de água está vazio e precisa ser enchido. Nesse ponto, você pode adicionar mais água e vinagre ou deixar a máquina descansar por algumas horas antes de limpá-la pela última vez e depois enxaguar.

Inicie um último ciclo. Esvazie o tanque dos resíduos da mistura de água e vinagre e encha-o apenas com água destilada. Coloque o copo de volta no lugar e inicie o último ciclo de limpeza da máquina. Este enxágüe serve para eliminar o cheiro de vinagre.

  • Se quiser ter certeza de que não há resíduos de vinagre dentro da máquina, despeje uma pitada de bicarbonato de sódio no copo que coleta a água. Se uma reação efervescente for desencadeada, faça uma lavagem adicional.

Repita o processo a cada 3-6 meses. Ao remover periodicamente o calcário, você evitará depósitos de minerais e bactérias na máquina de café. Além de durar mais, você pode desfrutar de um café melhor. Defina um lembrete no telefone ou escreva uma nota no calendário para lembrá-lo de limpar a máquina de café.

 

Dicas

  • Se você souber que a máquina de café não será usada por uma semana ou mais, esvazie o tanque de água para protegê-lo do acúmulo de minerais.
  • Algumas pessoas gostam de adicionar algumas gotas de óleo essencial, por exemplo limão ou laranja, à solução descalcificante à base de água destilada e vinagre. É uma boa idéia para cobrir o cheiro de vinagre.

Avisos

  • Você pode ficar tentado a usar vinagre puro para remover depósitos minerais difíceis, mas é altamente desencorajado, pois os ácidos no vinagre podem danificar a máquina de café.