in

9 segredos dos japoneses para viver até os 100 anos que você precisa saber!

O fato de os japoneses estarem tão à frente do resto do mundo é evidente não apenas nas áreas de tecnologia e beleza, mas também na expectativa média de vida.

Os japoneses são considerados uma das nações que envelhecem mais lentamente. Estima-se que os homens do Japão vivem em média 85 anos e as mulheres 87 anos.

Além disso neste país, é possível encontrar mais de 452 centenários por milhão de habitantes, sendo que a maioria deles está em Okinawa.

Estudos mostraram que os habitantes desta ilha não apenas vivem muito mais, mas também adoecem com menos frequência do que o resto dos japoneses.

Mas afinal qual é o segredo japonês para a longevidade? Por que tantos deles vivem além dos 100 anos? Quais são suas maneiras de viver mais?

Para responder essas perguntas, listamos 9 segredos dos japoneses para viver até os 100 anos, confira!

1. Buscam sempre o sentido da vida

O mantra japonês da longevidade, “Ikigai”, se divide em duas partes que significam “viver” e “valer a pena”, que, em poucas palavras, significa dar sentido à vida, ter um propósito e se sentir útil até na velhice.

Os japoneses perseguem sua paixão e dedicam muito tempo a ela, o que lhes traz muita alegria.

Saber qual é o sentido da própria vida proporciona um sentimento geral de felicidade, que tem um efeito positivo na saúde mental.

2. Vivem com otimismo

Pode haver doenças, calamidades, guerras, problemas econômicos: mas os centenários japoneses nunca desistiram de seus objetivos, apesar das adversidades.

Eles sempre arregaçaram as mangas, recriaram um emprego depois que o perderam, reconstruíram uma vida após um terremoto que destruiu tudo o que eles possuíam.

Sempre se levantaram, com otimismo e persistência.

3. Se destacam pela gentileza

Os japoneses são gentis com os outros e compartilham sua experiência e sabedoria com as pessoas ao seu redor.

Atenção e gentileza são sinais de respeito para com os outros, mas acima de tudo para consigo mês

4. Se dedicam a espiritualidade

Nos países orientais, a espiritualidade desempenha um papel importante na vida das pessoas, assim como a religião pode ter para alguns.

Portanto, é importante que os japoneses treinem o espírito com rituais diários. Dança e música são essenciais nesse processo para despertar a alma.

5. Prezam por uma alimentação saudável e equilibrada

Os japoneses são bem conscientes de que uma saudável e equilibrada dieta é um pré-requisito para uma vida longa.

Portanto, não é sem razão que sua dieta consiste principalmente de vegetais e grãos. A carne vermelha, por exemplo, raramente aparece no cardápio.

Como sabemos, a carne contém muito colesterol e pode causar problemas cardíacos. Uma dieta amplamente composta de plantas, portanto, parece ser um segredo para os japoneses para uma vida longa e saudável.

Além disso, os japoneses mastigam os alimentos sempre lentamente os alimentos e não exageram na dose.

Em resumo, o estômago desses centenários nunca está 100% cheio. Na verdade, eles seguem um ditado antigo que pode ser traduzido como “Apenas coma até estar 80% cheio”.

6. Promovem a caminhada como transporte

Seja para fazer compras ou para um encontro; os japoneses costumam abandonar seus carros e preferem caminhar ou andar de bicicleta sempre que possível, o que logicamente tem um efeito positivo em sua saúde geral.

7. Praticam exercícios de forma leve

Os japoneses praticam exercícios físicos suavemente todos os dias. Alguns também praticam esportes, em diferentes níveis de intensidade. Há até quem comece a nadar ou jogar golfe aos 90 anos.

Entre os exercícios que muitos japoneses praticam está a “rádio ginástica”, um compromisso diário que é transmitido em rádio e TV há 90 anos às 6h30 da manhã. Um ritual para muitos que começam o dia desta forma.

Por ter sido pensada para todos, esta rádio ginástica é fácil de acompanhar e eficaz para exercitar todo o corpo.

Se você considerar esses 6 hábitos japoneses, faz todo o sentido que eles vivam tanto. Uma alimentação saudável, exercícios frequentes, uma vida social rica e um sentido de vida individual são obviamente as condições básicas para uma vida longa, saudável e feliz.

8. Higiene excepcional

O Japão é considerado um dos países mais limpos do mundo. Mesmo antes da pandemia de Covid-19, os japoneses usavam máscara facial todos os dias assim que apresentavam sintomas de resfriado.

Eles também lavam as mãos com muito mais frequência do que maioria das populações da Europa.

Sua extraordinária consciência de higiene significa que os japoneses têm menos probabilidade de contrair doenças infecciosas e, portanto, permanecer saudáveis ​​por mais tempo.

9. A família como prioridade máxima

Passar um tempo com a família é uma das tradições japonesas mais queridas. Não é de se admirar que as famílias multigeracionais sejam tão populares no Japão.

Do ponto de vista psicológico, é extremamente saudável poder contar com a presença frequente da família.

Isso fortalece a vida social que muitas vezes é esquecida, especialmente para os idosos. As pessoas afetadas têm, portanto, uma vontade de viver mais forte, o que as ajuda a chegarem aos 100 anos.

Escrito por Paulo Freitas

Jornalista sempre em busca da informação, movido pelo universo curioso e antenado em temas de saúde.