in

7 remédios caseiros eficazes para combater resfriados

Remédios caseiros para resfriado

O resfriado é uma das doenças mais populares que podem atormentar nosso corpo várias vezes por ano.

Essa infecção do trato respiratório superior é particularmente problemática principalmente no outono e no inverno, mas, devido à nossa desatenção e alterações climáticas repentinas, ela também pode surgir em outras estações do ano.

Quando o resfriado surge em nosso organismo, sintomas como coriza, tosse, febre ou mal-estar generalizado tomam conta de nosso corpo.

Por isso, o fortalecimento do sistema imunológico é essencial para prevenir ou curar um resfriado, acelerando a recuperação do bem-estar.

Existem remédios caseiros para resfriados que nossos pais e avós usaram muitas vezes para curar a si próprios e a nós na infância, confira 7 deles!

Remédios caseiros naturais para combater o resfriado

1. Água

remédios caseiros para resfriado

A hidratação adequada com a água mineral ajuda a hidratar o revestimento do nariz e da garganta, o que facilita a eliminação das secreções nasais.

Recomenda-se beber 8 copos de água por dia (2 litros) para tentar diminuir o impacto do resfriado no organismo.

Evite bebidas com cafeína e alcoólicas, pois elas desidratam você.

2. Alho

remédios caseiros para resfriado

O alho é um agente antibacteriano natural que se destaca por suas propriedades antibacterianas imediatas e protetoras do sistema imunológico, ideal para prevenir ou tratar o resfriado.

O xarope de alho é um bom remédio caseiro para resfriados e tosse úmida. Basta esmagar alguns cravos e despejar a massa do alho em um suco de dois limões e um pouco de água fervida e misturar.

O xarope de alho assim preparado deve ser ingerido várias vezes ao dia.

3. Cebola

Cebola

Use os poderes curativos da cebola, para reduzir a tosse e a dor de garganta resultantes de um resfriado.

Prepare um xarope de cebola, descascando e picando a cebola finamente e reserve, de preferência em local aquecido.

Para dar sabor, o xarope de cebola pode ser temperado com a adição de mel, suco de limão ou açúcar.

4. Equinácea

Equinácea

As evidências dos efeitos da equinácea no resfriado comum são conflitantes, mas alguns especialistas dizem que este ingrediente natural é eficaz contra os resfriados.

A equinácea não previne a infecção, mas estudos mostraram que ela encurta a duração dos sintomas nas doenças respiratórias.

5. Gengibre

Gengibre

O gengibre tem poderosas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias, antitússicas e antibióticas, por isso ajuda a curar resfriados, gripes e tosses com catarro. Você pode tentar ingeri-lo, preparando uma infusão de limão com uma colher de sopa de gengibre fresco picado.

6. Mel

Mel

O mel é um antisséptico e antibiótico natural poderoso no combate a resfriados. Uma colher de sopa de mel por dia, ajudará a levantar suas defesas para curar aquele resfriado que tem se arrastado por dias em seu organismo.

7. Suco de Laranja e Cenoura

Suco de Cenoura e Laranja

O suco de laranja e cenoura fornecerá todas as vitaminas de que você precisa para curar um resfriado rapidamente, entre elas, a vitamina C, que alguns estudos apontam ser eficaz para encurtar a duração e acalmar sintomas do resfriado.

É aconselhável tomar esse suco em jejum e para prepará-lo, basta misturar os dois alimentos no liquidificador e beber pela manhã.

Compartilhe com seus amigos e familiares, esses remédios caseiros para resfriado, garanto que eles ficaram felizes em saber dessas valiosas informações.