in

Startup lança projeto inovador de produção de clara de ovo sem a necessidade de galinhas

Com a crescente crise climática e o surgimento de outras condições desfavoráveis para o planeta terra, pesquisadores estão cada vez mais, procurando meios alternativos de produção de energia, alimentos e agora até de clara de ovo.

E isso pode ser bastante animador, principalmente para os defensores dos direitos dos animais, que pregam o fim da criação de galinhas para produção de ovos.

A criação inovadora de uma startup finlandesa

A startup finlandesa, Onego Bio, desenvolveu um método de criação da clara de ovo de forma sintética, sem a necessidade de galinhas.

A missão da startup é produzir claras de ovos, reduzindo a zero o sofrimento dos animais e reduzindo o impacto ambiental da pecuária.

Isso seria possível graças à produção de ovalbumina, em laboratório. Esta é a proteína contida na clara do ovo.

A produção da clara de ovo sem a participação de galinhas

O processo de obtenção de clara de ovo, sem a necessidade de possuir ovos e galinhas, é semelhante ao testado para a produção de carne sintética.

Esse processo utiliza microrganismos, Trichoderma reesei, que sintetizam moléculas proteicas complexas através de processos de fermentação.

Segundo a Onego Bio, ficou claro com as pesquisas realizadas, que não será possível atender às necessidades alimentares, mantendo os processos de produção de alimentos inalterados. Daí a ideia de usar a fermentação para a produção de ovos.

Na prática, o material genético da ovalbumina é introduzido nos Trichoderma reesei, para produzir a proteína.

Assim, micróbios adequadamente alimentados começam a produzir ovalbumina em vez de sua própria proteína.

Essas proteínas são então coletadas e processadas em pós, que podem ser usados ​​na indústria alimentícia ou como suplementos proteicos.

Durante todo o processo, as galinhas não são utilizadas, porque o material genético inicial vem do banco de dados genético e não das aves.

O investimento da startup no projeto é avaliado em mais de 10 milhões de euros.

Seria uma boa alternativa, para os ovos de galinha, não?

Se você presenciar essas coisas em um restaurante, abandone-o imediatamente!

Saiba como funciona resultado do jogo do bicho