in

Avó de 77 anos surpreende ao lançar sua marca de sapatos ecológicos feitos de maconha

Depois de 50 anos trabalhando na indústria têxtil, uma avó de Portugal, Maria Otília, de 77 anos, resolveu abrir um negócio com o neto e juntos lançaram a marca 8000Kicks.

No empreendimento, os parentes desenham e comercializam calçados modernos à base de maconha, como alternativa vegana e sustentável.

A idealização do projeto inovador, teve início quando o neto de Maria Otília, Bernardo Carreira, regressou à sua cidade natal, depois de trabalhar em uma empresa de telecomunicações, em Londres.

Bernardo propôs a sua avó, abrir uma empresa de sapatos sustentáveis a base de cânhamo, uma planta pertencente à espécie Cannabis Sativa, assim como a maconha, só que sem efeito psicotrópico.

Maria Otília aproveitou sua experiência na indústria têxtil e aceitou a parceira com seu neto, e assim começaram a produzir os primeiros designs dos calçados e optaram por fabricá-los todos à base de cânhamo.

Porque optaram por um modelo de calçado a base de maconha?

Bernardo declarou que o cânhamo é totalmente benéfico ao meio ambiente, pois para produzi-lo é preciso cinco vezes menos água do que na cultura do algodão.

Além disso, o neto de Maria Otília ressaltou que não é necessário o uso de pesticidas ou herbicidas, para promover o seu crescimento e também o cânhamo absorve CO2 da atmosfera, sendo um potente purificador de solo.

Uma parceria familiar de sucesso

Após alguns meses de planejamento e produção, Maria Otília e Bernardo finalmente lançaram seus primeiros modelos de calçados à base de maconha em maio de 2019, graças ao apoio de uma campanha de crowdfunding, na qual conseguiram arrecadar cerca de € 214.000.

A empresa começou com o nome DopeKicks, mas depois de um tempo eles mudaram para 8000Kicks.

Durante os primeiros meses de planejamento, eles fizeram várias viagens para selecionar os melhores fornecedores e assim garantir que o tecido seja de primeira qualidade, muito resistente, durável e também que o calçado seja totalmente resistente à água e poeira.

Além disso, os calçados esportivos 8000Kicks apresentam as primeiras palmilhas de cânhamo do mundo. As solas são leves e flexíveis e foram desenvolvidas a partir de algas coletadas em locais onde ameaçam os ecossistemas marinhos.

Assim, Maria Otília e Bernardo semearam um negócio sustentável e já conquistaram muitos reconhecimentos, sendo uma das melhores alternativas do mercado de calçados, pelo compromisso em criar sapados com responsabilidade ambiental.

15 famosos talentosos que morreram muito jovens- o 8º você nem acredita que morreu!

5 jogos de videogame que você precisa jogar pelo menos uma vez na vida